Giovanni Gallo fundador do
O Museu do Marajó.

iovanni Gallo nasceu em Turim, Itália em 27 de abril de 1927, sou Gallo por herança paterna e Touro pelo horóscopo agora é naturalizado brasileiro. Fez os estudos e foi ordenado sacerdote na Companhia de Jesus. Como Jesuíta começou a sua atividade na Espanha e depois na ilha de Sardenha (Itália), sempre em contato com a classe mais humilde.

Em 1962 foi enviado à Suíça alemã como capelão dos emigrados e fundou a Missione cattolica Italiana Del Birseck, perto de Basiléia, no período mais quente do movimento contra os estrangeiros. Em 1970 optou pelo terceiro mundo, na América Latina. Chegou ao Brasil de pois de muita luta, recusando Estocolmo como alternativa.

Depois de dois anos no bairro da Floresta em São Luis do Maranhão, foi destinado a ilha do Marajó.

Giovanni Gallo Criou o Museu do Marajó de modo informal em 1972, na cidade de Santa Cruz do Arari.

No dia 16 de dezembro de 1981 foi fundada a Associação com o nome de O Nosso Museu de Santa Cruz do Arari.

No dia 14 de julho de 1983, na Assembléia Geral dos sócios, foi mudada a razão social, sendo escolhida a nova denominação de O Museu do Marajó.

Na mesma oportunidade, foi mudada também a sede que passou a ser a cidade de Cachoeira do Arari, no prédio da antiga fábrica OLEICA que, por causa da falência estava abandonada.

topo da página

Página Inicial .. O Museu .. Localização .. Atividades Culturais .. Exposição Interativa .. Publicações .. Galeria de Fotos .. Fale Conosco
Retorna a página inicial Retorna a página inicial O Museu Localização Atividades Culturais Exposição Interativa Publicações Galeria de Fotos Fale Conosco